domingo, 4 de maio de 2014

Amante a Domicilio - Filme

Amante a Domicílio John Turturro
Apesar de ter sido escrito e dirigido por John Turturro, poderia ser um Woody Allen.

Bonita fotografia com iluminação ideal e um jazzinho de extremo bom gosto deixando tudo muito confortável e aconchegante e trazendo a certeza de que será lento, mas interessante e que arrancará sorrisos e pequenas risadas. Isso é o que eu mais gosto nos filmes do Woody e está tudo presente no Amante de Turturro.

Então, se seu estilo é esse, vá assistir que não se arrependerá.

sábado, 3 de maio de 2014

Especial Rio - Palácio do Catete / Museu da República

Palácio do Catete

O Palácio do Catete foi construído em meados do século XIX pelo cafeicultor Antonio Clemente Pinto, Barão de Nova Friburgo, para ser sua residência no Rio de Janeiro. É fantástico, luxuoso, imponente.

Palácio do Catete

         Após a morte do Barão e sua esposa, foi adquirido pelo governo federal, para sediar a Presidência da República de 1897 à 1960, quando o poder executivo se transferiu para Brasília.

Palácio do Catete

         O edifício, por onde se passaram 18 presidentes (a começar por Prudente de Morais e terminar por Juscelino Kubitschek) abriga hoje o Museu da República. E está aberto a visitação de terça a domingo.

Palácio do Catete

         Além do espetacular interior, ornamentação, lustres, bustos, mobília, obras de arte, ali um rico período político de nossa história aconteceu. 

Museu da República

O museus conta com coleções particulares como:coleções: Pereira Passos, Igreja Positivista do Brasil, Getúlio Vargas - inclusive a cama em que cometera suicídio - e Memória da Constituinte.


Museu da República


         O espaço também conta com um enorme, bem cuidado e encantador jardim.

Museu da República

         Lá funciona uma lojinha de design e pasmem, aos domingos, tem sarau organizado por uma simpática turma de terceira idade, com sambinhas antigos e muito alto astral.

Museu da República

         Quem está longe e tem interesse em conhecer o Museu, pode fazer uma visita virtual.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Getúlio - Filme

Parece que o Brasil tem mesmo muito que aprender quando o assunto é cinema.

Getúlio Vargas teve uma das mais interessantes trajetórias políticas do país. Foi líder da Revolução de 30, depôs Washington Luís, comandou em dois mandatos, tendo sido o primeiro por 15 anos ininterruptos. Foi ditador e num segundo momento foi eleito pelo povo, ou seja, por voto direto (mesmo depois de ter sido ditador!!!), criou as leis trabalhistas brasileiras... Por muitos é considerado o presidente mais importante da história do Brasil. Merecia uma trilogia, mas como é brasileiro, ganhou um filme que se limita aos seus últimos 19 dias.

Poderia ser interessante, no entanto, não é.

João Jardim baseou o filme exclusivamente na atuação de Tony Ramos, que está ótimo, porém merecia um roteiro melhor. Optou por ângulos errados e colocou o Palácio do Catete quase que como um personagem do filme ao invés de ser somente o pano de fundo. Inclusive a sensação é que se encantou tanto com o prédio que procurou ângulos que o valorizasse, o que de fato não é necessário. Não se aprofundou na história, nos outros personagens, nos interrogatórios, nas investigações...

Faltou um pouco de tudo. :(


PS: O Palácio do Catete é realmente lindo e vale a visita pelo prédio e pelo jardim.

Yves Saint Laurent - Filme

Fiquei um pouco decepcionada e entediada com o filme de Jalil Lespert.

Achei que veria manias, caprichos, fontes inspiradoras, a trajetória profissional do estilista, misturada a mudança na moda, nos hábitos e como ele conseguiu ir se adaptando ao tempo e se manter no topo durante os 50 anos de carreira, mas o filme foca mais na vida pessoal, nos romances, nas festas particulares, nos vícios e se torna cansativo, repetitivo e até um pouquinho erótico. 

Em minha opinião foi meio que um desperdício, faltou conteúdo. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...