sexta-feira, 3 de abril de 2015

Rolé Carioca

Rolé Carioca
O Rio de Janeiro continua lindo
Domingo passado foi dia de Rolé Carioca, uma série de passeios históricos pelo Rio.

Dizem que brasileiros não ligam para programas culturais, mas não foi isso que vi. O ponto de partida foi a ladeira da Misericórdia que estava tão cheia que parecia micareta.


O evento foi super bem organizado. As pessoas foram dividas em 4 grupos guiados por professores de história da Universidade Estácio de Sá. 


Do Largo da Misericórdia com explicações sobre a importância do Morro do Castelo para nossos colonizadores e sobre o Museu Histórico Nacional, seguimos para o Morro de Santo Antônio no Largo da Carioca, depois o da Conceição e terminamos na Pedra do Sal. A ideia era falar de como a cidade foi criada e a importância do quadrilátero formado com esses três morros e mais o de São Bento no período colonial, mas ainda tivemos informações sobre a Biblioteca Nacional, as Ruas do Cano por onde passava água limpa (atual 7 de Setembro) e da Vala por onde corriam os excrementos (atual Uruguaiana) o governo de Pereira Passos, a construção do Teatro Municipal e do Museu de Belas Artes e ainda tivemos uma parada estratégica para conhecer o MAR.


Passeio de nível excelente. O meu guia, foi o simpático e bem-humorado professor William Nunes que nos explicou e ainda adicionou detalhes engraçados à nossa história.


Vai lá na página do Rolé no Facebook, curta e fique ligado nos próximos.


O único problema é que quanto mais eu admiro a cidade, mas tenho pena da forma com que ela é tratada há tantos anos, com governos exploradores, corruptos e incapazes. Uma grande pena mesmo. A cidade com maior potencial do mundo é a nossa.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...