terça-feira, 19 de abril de 2011

Rio

Por causa do frisson causado pela animação do CARIOCA Carlos Saldanha e depois de muitos comentários positivos de amigos, resolvi conferir.

              O filme é muito colorido, o que deve deixar as crianças loucas, também é bonito e bem feito e retrata as nossas paisagens de forma fiel e glamorosa.  Podemos ver a orla de Copacabana, a Vista Chinesa, a Pedra da Gávea, os Bondes de Santa Teresa, a Lapa, o Corcovado com o Cristo absoluto lá em cima, a Marques de Sapucaí com as arquibancadas lotadas, realmente tudo muito bonito e retrata muito bem as favelas.

              No entanto, o filme parece ser mais um feito por gringos. Estava na expectativa de que Rio, por ser dirigido por um brasileiro, desmistificasse o Rio e o Brasil, mas para a minha surpresa o filme enfatiza todos aqueles velhos e conhecidos estereótipos.
 
              Quem não conhece o Rio, vai continuar achando que a cidade é uma selva, com macacos andando em todos os lugares.  Os únicos personagens humanos do filme são ou bandidos ou imbecis. Fora os absurdos como a parte em que o bandido faz um carro alegórico horroroso e entra no meio do desfile das escolas de samba. Como assim? Até demorei para entender. E a parte da churrascaria então? Em meus 31 anos de Cidade Maravilhosa nunca vi ninguém atear fogo numa bandeja de corações de galinha!
            
              Honestamente não entendi o porquê de tanto barulho. É um filme bonito sim, mas se comparado a Era do Gelo e Madagascar, por exemplo, conta com uma estória fraca e ainda reforça a idéia “gringa” do país.
              

              Eu sei que o filme está fazendo sucesso no mundo todo e isso pode ser muito positivo para a cidade, mas como Carioca da Gema, eu esperava mais.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...