terça-feira, 11 de outubro de 2011

Laowai

Há algum tempo minha mãe comprou o livro e enquanto lia, ia dividindo as estórias comigo. Na época eu estava lendo outro e quando acabei peguei outro e mais outro. Pois bem, dia destes me deparei com “Laowai – Histórias de Uma Repórter Brasileira na China” no fundo da gaveta e finalmente comecei a lê-lo. 

A repórter nos conta suas aventuras num país distante não só geograficamente como culturalmente. Lendo o livro, percebi que nada sabia de fato sobre a China, nem mesmo depois das olimpíadas e do seu crescimento galopante que fez o país aparecer nos jornais e documentários com freqüência nos últimos anos.

O livro tem uma narrativa gostosa e objetiva. Sonia Bridi nos faz viajar pelo imenso país, cidade por cidade, passando por temas diversos como política, educação, crescimento, hábitos, cultura, história, medicina, culinária, economia, agricultura, idioma...

Ao dividir conosco tão abertamente dois anos de sua vida, ela nos faz angustiar com as dificuldades impostas pelo governo em seu dia-a-dia no trabalho, nos emociona com as estórias do povo chinês, nos faz rir com suas tiradas espirituosas, enriquece-nos de cultura, e, claro, nos faz querer, além de viajar imediatamente para China, ser repórter da Globo. :)

O livro ainda nos presenteia com um pouquinho mais de cultura e leva-nos a Coréia do Sul, Índia, Tibete, Vietnã, Cingapura, Japão. De forma inteligente, interligando um assunto a outro ela dá uma pinceladinha em cada país sem fugir do contexto.

Ao final, nos sentimos íntimos de Sonia e sua equipe, formada pelo também repórter, e marido, Paulo Zero, seu filho Pedro, a tradutora Sheryl, o motorista Li e a baba Wang, todos responsáveis por muitas estórias hilárias, interessantes e às vezes inacreditávieis.

Como todo bom livro, deixa-nos com gostinho de quero mais.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...