terça-feira, 20 de julho de 2010

Mudança

“Eu hoje joguei tanta coisa fora
Eu vi o meu passado passar por mim
Cartas e fotografias, gente que foi embora.
E a casa fica bem melhor assim.” (Herbert Vianna; Tet Tillett)

Sem dó nem piedade, desci tudo do meu armário decidida a ficar com no máximo a metade.
Atraquei-me com as roupas e fui separando o que serve em mim, o que não serve, o que combina comigo, o que não combina mais, o que vai ficar e o que vai para outro alguém. Essa parte foi rápida, sem sentimentalismos nem fortes emoções.

Passei para a parte de cima, onde ficam guardadas quinquilharias que uma a uma remontam um pedacinho de cada parte da minha vida. Blusas pichadas do último dia de aula dos anos do primário, lixo; Cartas e presentes de um certo namorado errado que só me fez mal, lixo; Camisas dos uniformes dos clubes que joguei vôlei, pronto, começou aí, algumas foram para o lixo outras não; As fotos ficaram, as cartas do tempo que ainda se mandava cartas também, e olha que lá vai tempo isso. Por conta de ter tido só meninos, a tia Eliane me deu sua vasta coleção de papeis de carta, cuidadosamente arrumada em pastas com adesivos coloridos em cada divisão, essa herança também não tive coragem; Algumas agendas se foram, outras que funcionavam como diário ficaram; O Pepito, um ursinho de pelúcia dado pelo meu primeiro namorado, comprado com sacrifício no tempo das vacas magras ficou, a faixa de sinhazinha da festa junina de 88, desenhos da amiga Renata e a coleção de fotos e videos do Michael também. Durante o processo todo muitas pausas para analisar tudo, rir com as recordações e terminar com a certeza de que a vida sempre me sorriu.

No final do dia estava acabada, mas sabendo que as energias foram renovadas, que o espaço aberto no armário aos poucos vai ser preenchido com felizes e novas recordações, até a próxima mudança, ou quem sabe, faxina.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...