quinta-feira, 24 de abril de 2014

Especial Rio - Teatro Municipal

Teatro Municipal do Rio de Janeiro

A história do Teatro Municipal do Rio de Janeiro começa bem brasileira. A cidade, então, capital do Brasil, não tinha um teatro à altura de sua vida cultural, por isso Arthur Azevedo, um autor de peças teatrais, fez uma campanha para a construção do teatro. Com isso, uma lei foi feita e começou a arrecadação de um imposto para o fim. Para onde foi esse dinheiro ninguém sabe, mas sabe-se que ele nunca foi usado para a construção, e olha que essa estória ocorreu em 1894.

Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Em 1903, o prefeito Pereira Passos, deu continuidade a ideia e lançou um concurso para apresentação de projetos para a construção do Teatro. Em 1904, depois da análise de 7 projetos, ficaram empatados o "Áquila", do engenheiro Francisco de Oliveira Passos, e o "Isadora", do arquiteto francês Albert Guilbert. Uma polemica começou na imprensa porque, adivinhem só, o engenheiro Oliveira Passos era filho do prefeito.


Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Ao final, resolveram por fazer uma fusão dos dois projetos e o resultado realmente é estonteante. As obras começaram em 1905. Foram chamados os mais importantes pintores e escultores da época, como Eliseu Visconti, Rodolfo Amoedo e os irmãos Bernardelli e mais artesãos europeus para fazer vitrais e mosaicos.

Teatro Municipal do Rio de Janeiro

As obras levaram apenas quatro anos e meio, porque as peças eram encomendadas de catálogos e vinham prontas da Europa, ou seja, parte da obra foi o que chamaríamos hoje de "pré-fabricada". E ao dia 14 de Julho de 1909 o teatro foi inaugurado pelo presidente Nilo Peçanha.

Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Até bailes de Carnaval já aconteceram por lá, mas em 1975 o Teatro foi tombado, Ufa, Graças à Deus! E Graças a iniciativa privada, foi feita uma linda restauração por 18 meses e o Teatro está tinindo. É realmente encantador, de tirar o folego e é logo ali, no Centro do Rio.

Teatro Municipal do Rio de Janeiro

É possível fazer visitas guiadas e é muitíssimo válido. Acontecem de segunda a sexta às 11, 12 e 13hrs, porém é necessário chegar antes, pegar uma senha para garantir seu lugar no horário desejado. Se precisar fazer hora para a visita, um passeio no Museu de Belas Artes, na Biblioteca Nacional ou no Ministério da Justiça podem ser feitos, todos esses prédios estão quase ao lado.

Não perca!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...