quarta-feira, 23 de abril de 2014

Especial Rio - Jardim Botânico do Rio

Jardim Botânico

O Jardim Botânico é um dos meus lugares preferidos no Rio. Daqueles que mesmo sendo bem dentro do agito da cidade, é um lugar de paz e tranquilidade que parece que fica num canto remoto qualquer.

Jardim Botânico
É ótimo para caminhadas, para colocar os pensamentos em ordem, relaxar, meditar, fotografar, além de ser excelente para levar a criançada, pois além de diversas atrações, como o Museu e o Orquidário, tem o parque das crianças, um espaço com brinquedos, banheiros e fraldário. 

Jardim Botânico
Jardim Botânico

Jardim Botânico
Tirei este trecho da história do site do Jardim Botânico:

 "Aclimatar as especiarias vindas das Índias Orientais: foi com este objetivo que, em 13 de junho de 1808, foi criado o Jardim de Aclimação por D. João, Príncipe Regente na época, e mais tarde D. João VI.
Com a ameaça da invasão das tropas de Napoleão Bonaparte em Portugal, a nobreza portuguesa mudou-se para o Brasil e instalou a sede do governo no Rio de Janeiro. Entre outros benefícios, a cidade ganhou uma Fábrica de Pólvora, construída no antigo Engenho de Cana de Açúcar de Rodrigo de Freitas.
Jardim Botânico
Encantado com a exuberância da natureza do lugar, aí D. João instalou o Jardim, que em 11 de outubro do mesmo ano, passou a Real Horto. Por um erro histórico acreditava-se que as primeiras plantas tinham sido trazidas do Jardim Gabrielle, de onde vieram muitas plantas, principalmente durante as guerras napoleônicas. Porém o Jardim Gabrielle era nas Guianas e as primeiras plantas que chegaram aqui vieram, na verdade, das ilhas Maurício, do Jardim La Pamplemousse, por Luiz de Abreu Vieira e Silva, que as ofereceu a D. João1. Entre elas, estava a Palma Mater.
Aberto à visitação pública após 1822, o Jardim teve muitos visitantes ilustres: Einstein, a Rainha Elisabeth II do Reino Unido e muitos outros.
Jardim Botânico
Vários naturalistas e administradores contribuíram para a trajetória do Jardim Botânico, como: Frei Leandro, Serpa Brandão, Cândido Baptista de Oliveira, Custódio Serrão, Karl Glasl, João Barbosa Rodrigues, Pacheco Leão, Campos Porto, João Geraldo Kuhlmann e o atual presidente Liszt Vieira."



La Biciclette
La Biciclette Lá funciona um charmoso Café, o La Biciclette, um bom ponto de encontro para os amigos.
Eu sou suspeita para falar, porque apesar de não tomar café puro, adoro uma cafeteria. :)









Vale a pena a visita, várias e várias vezes.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...