sábado, 3 de maio de 2014

Especial Rio - Palácio do Catete / Museu da República

Palácio do Catete

O Palácio do Catete foi construído em meados do século XIX pelo cafeicultor Antonio Clemente Pinto, Barão de Nova Friburgo, para ser sua residência no Rio de Janeiro. É fantástico, luxuoso, imponente.

Palácio do Catete

         Após a morte do Barão e sua esposa, foi adquirido pelo governo federal, para sediar a Presidência da República de 1897 à 1960, quando o poder executivo se transferiu para Brasília.

Palácio do Catete

         O edifício, por onde se passaram 18 presidentes (a começar por Prudente de Morais e terminar por Juscelino Kubitschek) abriga hoje o Museu da República. E está aberto a visitação de terça a domingo.

Palácio do Catete

         Além do espetacular interior, ornamentação, lustres, bustos, mobília, obras de arte, ali um rico período político de nossa história aconteceu. 

Museu da República

O museus conta com coleções particulares como:coleções: Pereira Passos, Igreja Positivista do Brasil, Getúlio Vargas - inclusive a cama em que cometera suicídio - e Memória da Constituinte.


Museu da República


         O espaço também conta com um enorme, bem cuidado e encantador jardim.

Museu da República

         Lá funciona uma lojinha de design e pasmem, aos domingos, tem sarau organizado por uma simpática turma de terceira idade, com sambinhas antigos e muito alto astral.

Museu da República

         Quem está longe e tem interesse em conhecer o Museu, pode fazer uma visita virtual.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...