sábado, 20 de outubro de 2012

Los Angeles e o Choque Cultural


A primeira coisa que chamou minha atenção, ainda no aeroporto, foi que ao pegar minha mala na área das esteiras rolantes vi que a porta de saída dá direto para rua! Incrível como nos países desenvolvidos existe confiança no bom caráter do ser humano. Triste e mais incrível ainda é a minha surpresa em relação a isso.

Segui no ônibus da Alamo em direção a agência. Depois de todos os ajustes, seguro, outro seguro, GPS, instruções quanto ao uso do GPS... A atendente diz: Aquela porta dá para o nosso estacionamento, a partir da terceira fileira começam os compactos, vocês podem escolher o que quiserem, a chave está na ignição. Meu queixo caiu. Fiz o que ela disse e, ao chegar à terceira fileira, me deparei com carros do nível do Sentra. Olhei a placa de novo, sim eram os compactos!!! Já tinham me dito isso, mas tem certas coisas que precisamos viver para crer. Coitada de mim e do meu pobre compacto brasileiro.
Ficamos, eu e minha amiga Debora, num hotel na Highland Ave. bem perto da Hollywood Blvd. Duas camas de casal no quarto, outra coisa de se espantar. Isso é a praticidade americana, em qualquer lugar achamos quartos com duas camas de casal, pois cabe de 1 a 4 pessoas no quarto sem necessidade de arranjar e montar camas extras e desconfortáveis. No Brasil duas camas de casal no quarto é imoral, não é mesmo? :)

Fomos jantar no Mels Drive-In, típica lanchonete americana estilo anos 50, com jukebox nas mesas para nossa diversão. A garçonete nos oferece água e nos entrega o cardápio com um super sorriso no rosto e um jeito de falar muito simpático e atencioso. Dois minutos depois pergunta pelo nosso pedido, pedimos mais um tempinho. Cinco minutos depois ela volta, pedimos mais uns minutinhos, notei incompreensão no semblante dela, mas ela nos dá mais um tempinho. O semblante dela e o meu ao notar o dela expressam apenas choque cultural. Ela uma americana prática, eu uma latina tranquila e de férias. Pedimos milkshake, salada e sanduíche. Vem um copo de 700ml de milkshake e mais um chorinho que enche o copo do mixer pela metade, uma salada grande e um mega sanduíche. Wow, quanto comida! A palavra amplitude também se estende a comida aqui. Copos e porções grandes. Até que, sem mais nem menos, no meio da nossa refeição chega a conta! Eu olhei para Debora e sem eu perguntar ela disse: Aqui é assim mesmo, Monique, eles trazem a conta para agilizar. A princípio, para quem é latino, parece rude, mas, de novo, é a praticidade.

Então, a partir do primeiro dia mais uma palavra entrou no hall das palavras-chave: praticidade.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...