terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Rio em Guerra

Semana passada vimos (eu, você, o Brasil, o mundo) uma guerra acontecer bem aqui, no Rio de Janeiro. Minha cidade, cidade que eu amo.

Parecia um filme de terror: carros blindados, helicópteros, exército, fuzileiros e todas as polícias na rua. Uma guerra contra o tráfico.

Não sou contra a invasão da polícia, pelo contrário, eu apoio com unhas e dentes e acho que foi a melhor solução para o problema dos atentados no Rio, e só.

Eu sei, minha incredulidade é cruel, mas é assim que enxergo os fatos:

O traficante é um bucha. É um idiota que ganha dinheiro e não tem liberdade de usar. É o otário que é escravo da favela, pois dela não pode sair. Vai ser preso umas vinte vezes e vai morrer antes dos 30, enquanto os verdadeiros bandidos usam terno e gravata, gastam o dinheiro livremente, viajam o mundo e trabalham em Brasília.

O que adianta tantas prisões se nossas leis permitem cumprir apenas 1/6 da pena, indulto de natal e visitas íntimas? Se nossos políticos proíbem o bloqueador de celulares nos presídios? Se não revistam os advogados?

Isso sem falar que nosso sistema carcerário é falido e corrupto, não há quem não consiga fugir.

Porque as fronteiras não são fechadas? Porque nosso governo não considera as Farc como uma organização terrorista? Porque o viciado não é severamente punido, já que as drogas são ilegais no Brasil? Como que entra 50 toneladas de maconha, sei lá quantas armas militares e bazucas no complexo do Alemão? Ninguém vê? Porque tanta complacência, tanta cumplicidade com o tráfico?

Fica claro que existe muito interesse no tráfico, interesse muito maior que o do traficante, muita gente ganhando dinheiro, muito dinheiro!

Sei que não é simples, mas se houvesse um interesse real em acabar com o tráfico teríamos que começar pelas leis, pelo sistema penitenciário, pelas fronteiras, por uma reforma na polícia. Tolerância zero na polícia!

A Guerra era necessária no momento mas só apagou o fogo, iludiu a população que está esperançosa e, claro, contou pontos para o nosso governador.

Esse combate acontece todos os dias no Rio em menor escala e do que adianta? Enquanto o único braço do governo a subir o morro for o BOPE não conseguiremos acabar com o tráfico, nem com a violência.

Fico me perguntando: Com tamanho prejuízo, como será que os traficantes vão recuperar esse dinheiro? Trabalhando é que não vai ser!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...